Executivo vai abrir mão do reajuste salarial aprovado pela Câmara
O vice-prefeito eleito de Ilhéus, José Nazal, disse há pouco ao Jornal Bahia Online que apesar do aumento concedido pela Câmara de Vereadores aos agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo de Ilhéus, ele, o prefeito Mário Alexandre e todo o secretariado que será empossado vão manter os salários atuais, sem o aumento concedido para 2017. Como justificativa, Nazal disse que o momento requer economia e o reajuste não condiz com a realidade financeira da Prefeitura e do município.
Procurado por nossa reportagem, um especialista em Finanças Públicas explicou que não basta esta decisão pública. "Se isto não for bem formatado, inclusive sendo assinado um documento em que toda a equipe abre mão do aumento não concedido, pode gerar, lá adiante, um problema ainda maior para a administração pública, ao gerar precatórios milionários contra a administração", afirmou.
Ele lembra que fato semelhante ocorreu décadas atrás, no governo do prefeito João Lyrio, e, até hoje, o município paga caro a falta de oficialização da medida. "Como não foi assinado um documento, oficializada a decisão, muitos ingresssaram nas justiça para ter a diferença de volta, atualizada e com correções", explicou